Você sabe porque o ovo é o alimento favorito dos atletas?

Você sabe porque o ovo é o alimento favorito dos atletas?

O ovo é um dos alimentos mais completos, mas ele já foi considerado vilão por ter alto nível de colesterol. Atualmente, após diversos estudos, chega a ser “cultuado” no mundo fitness, você sabe porque?

É um alimento com uma grande diversidade de nutrientes, portanto tem um grande valor nutritivo, além de ser rico em proteínas de alta qualidade biológica, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais que o organismo humano precisa.

Há quem diga que é melhor comer só a clara, outros que defendem o consumo de todas as regiões do alimento, afinal qual o recomendado?

O recomendado é comer a gema e a clara. Isso porque a clara é fonte de proteína pura, não contém gordura e possui poucas calorias, o que contribui para o ganho de massa muscular. É rica em vitaminas do complexo B, que são essenciais para tratar depressão e ansiedade.

Já a gema é uma fonte de vitaminas lipossolúveis, além de ser a região que contém ômega 3, colina, ácido fólico, minerais. É na gema que 40% de proteínas, antioxidantes, vitaminas e minerais. Uma gema fornece de 10 a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. O alto teor de vitamina D atua nos sistemas imunológico, e cerebral, também contribui para o desenvolvimento dos ossos e dentes.

De uma forma geral, o recomendado é o consumo de um ovo por dia sem riscos. A quantidade varia dependendo da condição física, idade, exames laboratoriais e estilo de vida.

Deixar um comentário