Como consumir ovos?

Como consumir ovos? Confira 4 maneiras de preparar o alimento

O ovo é um alimento cheio de benefícios (linkar post sobre os benefícios do ovo) e para você poder obter todos eles, vamos apresentar algumas formas de preparar e consumir. A quantidade recomendada é de um a dois ovos por dia.

É um produto versátil, que pode ser preparado de várias formas diferentes (cru, frito, mexido, cozido e até assado). Independente de como você preparar, é importante prepará-lo evitando a adição de óleo e gordura. Além disso, alguns cuidados especiais devem ser adotados, porque a gema é uma região de cultura para bactérias altamente patogênicas, as chamadas salmonelas. Sendo assim, o modo mais seguro de consumir o ovo é cozido.

Ovo cozido

Como dito anteriormente, o ovo cozido é a melhor maneira de consumir o alimento. Isso porque além de evitar as salmonelas, também evita o acréscimo de gorduras e aumento de calorias.

Para preparar, o ovo deve ser colocado diretamente na água fervente, assim a casca não se quebra durante o cozimento. O tempo varia entre 6 e 10 minutos, dependendo da consistência que você preferir. Em 4 minutos a gema fica mole e quente, mas ainda líquida, em 6 minutos a gema fica macia e parcialmente cozida, em 8 fica dura e no centro meio mole e em 10 minutos a gema e a clara ficam duras.

Ovo pochê

Outra maneira é o ovo pochê, que deve ser colocado em uma panela fervente com água. No momento que a fervura levantar, deve-se acrescentar uma colher de vinagre branco, para que a gema não se disperse ou espalhe. Então os ovos devem ser adicionado com cuidado para que não se misturem. Após serem inseridos, o fogo deve ser desligado e a panela tampada, para o calor cozinhar os ovos.

Ovo mechido
O ovo mechido é uma dos modos de preparo mais comuns. O ideal é preparar com pouca ou nenhuma gordura, para não ter alteração no valor calórico. Os ovos devem ser quebrados em um recipiente, colocar sal e misturá-los até ficar homogêneo. Então a mistura deve ser despejada cuidadosamente em uma frigideira aquecida sem óleo ou com o mínimo possível, então são mexidos.

Omelete

O modo de preparo do omelete é parecido com o dos ovos mechidos, porém após despejar a mistura na frigideira, ela deve ser tampada até que o alimento esteja cozido. É uma opção que pode ser feito sem óleo em uma frigideira antiaderente, que pode ser substituído por azeite ou manteiga. Podem ser adicionados temperos e outros alimentos, como queijo, salsinha, tomate, ervas, orégano e pimenta para deixar mais saboroso.

Comenta aqui qual é o tipo que você mais gosta de comer ou preparar, estamos ansiosos em saber!

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