Benefícios do Ovo

Benefícios do Ovo: 5 motivos para você incluir esse alimento maravilhoso na sua dieta

Um alimento de origem animal rico em proteínas, vitaminas e minerais, o ovo traz muitos benefícios para a saúde. Se engana quem pensa que o alimento é um grande trunfo apenas para quem busca ganhar músculos, seus benefícios vão muito além disso. O ovo tem alto valor biológico, é fonte de gorduras boas, pode auxiliar no processo de emagrecimento e na prevenção de doenças também. Não é a toa que é muito recomendado pelos nutricionistas. Confira 5 motivos para incluir esse alimento incrível na sua dieta:

1 – Fortalece os músculos

Talvez esse seja o benefício mais conhecido do ovo, pois a clara é uma região rica em albumina, proteína com alto valor biológico, que é facilmente absorvida pelo organismo e contribui na construção da massa muscular. A clara possui todos os aminoácidos essenciais nas quantidades adequadas. Um ovo cozido possui seis gramas de proteína em média, originados da clara.

2 – É um alimento supernutritivo

A clara do ovo é uma fonte de proteína, a gema então são encontradas zinco, selênio, fósforo e vitamina A, vitaminas importantes para o funcionamento eficaz do organismo, além da colina, que por sua vez é importante para o coração, músculos e cérebro. É a região do alimento rica em ferro, vitaminas do complexo B e ácido fólico, sendo assim extremamente importante para combater a anemia.

3 – Ajuda a manter a saúde cardiovascular

Um ovo grande contém 212 mg de colesterol, então algumas pessoas podem ter medo de consumir o alimento por medo do excesso de colesterol. Porém, se você comer um alimento que contenha colesterol, não quer dizer que o nível de colesterol no sangue aumente. O fígado é o órgão responsável por produzir colesterol, então se você consumir alimentos ricos em colesterol, o fígado produz menos. Além disso, o ovo tende a aumentar o colesterol HDL, considerado o “bom”, assim diminuindo o colesterol LDL, considerado o “mau”. Acontece que quem consome ovos diminui o tamanho das partículas do colesterol “mau” e o colesterol “bom” não está associado aos riscos de doenças cardíacas.

4 – É low carb, então ajuda no emagrecimento

O ovo é um alimento que contém poucos carboidratos, considerados assim low carb. Ao mesmo tempo que é rico em proteína e gordura, o que contribui para a saciedade. Então é um grande aliado no processo de emagrecimento saudável.

5 – Preserva a visão

As substâncias zeaxantina e luteína estão presentes no ovo, são carotenoides importantes pelo efeito antioxidante, além de protegerem os olhos da ação da luz ultravioleta, o que evita a degeneração macular senil, que pode atingir pessoas com a idade avançada.

Comenta aqui o que você descobriu ou mais um benefício que você sabe e não foi citado na matéria!

Deixar um comentário